A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), através da Gerência de Vigilância e Controle de Qualidade (GCVQ), Gerência de Compras e Almoxarifado (GCAL) e do Atendimento Social, recebeu o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, que reconhece iniciativas sustentáveis, com os melhores cases de sucesso de empresas e instituições certificadas com o Selo Verde, concedido pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental. A solenidade que aconteceu na última semana, na cidade de São Paulo, tem reconhecimento em nível nacional.
A conquista resulta das práticas e iniciativas sustentáveis dos setores participantes que concorreram na categoria ‘Ação Socioambiental Responsável’. De acordo com o químico industrial da Deso, Douglas Santos, a Gerência de Vigilância e Controle de Qualidade concorreu na categoria ação socioambiental. “Ganhamos o Selo Verde na categoria ‘Ação Socioambiental’ pela promoção de ações que valem a vida. Esse prêmio foi referente a 2023, só que a cerimônia aconteceu só agora em 2024 por imprevisto com o evento. A sensação é de mais um reconhecimento. É colher o fruto que estamos plantando há mais de três anos com base no engajamento de toda a equipe, uma liderança ativa. É muito bom poder receber esse tipo de reconhecimento e saber que também estamos entregando algo positivo para o meio ambiente”, explicou.
Para a assistente social da companhia, Aline de Jesus, é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido. “Concorremos através do atendimento social direcionado para o programa de negociação de débito dos clientes que se enquadram em baixa renda, na categoria de Ação Socioambiental Responsável, e com isso, percebemos que é um reconhecimento do trabalho desenvolvido e serve como um motivador para novas ações. É gratificante saber que nosso trabalho, mesmo diante de tantos desafios e incertezas, tem tido um impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente”, disse.
Já o gerente de Compras e Almoxarifado, Tiago Sanas, representar a Deso é uma sensação única. “Foi a primeira vez que participei de um evento assim e ver a quantidade de empresas premiadas e ter um vislumbre de que a humanidade tem solução, visto a que se propõe esse prêmio. E como representante da Deso, é a confirmação do comprometimento que a empresa tem com o social e meio ambiente, pois é sobre isso que o prêmio se destina: promover prática social e ambientalmente corretas, e estamos no caminho certo. Então não só a GCAL ganha, como ganham também todos os setores da companhia e juntos, todos abraçam as causas sociais e ambientais promovidas pela empresa”, definiu.