“O Governo de Sergipe tá presente, tá com a gente”. Esse foi o slogan adotado pela administração estadual no segundo ano de gestão, para intensificar ações e investimentos estratégicos que garantam uma presença mais efetiva do Estado em cada lar sergipano. Esse esforço tem se refletido em iniciativas que estão mudando a vida de milhares de famílias, sobretudo em áreas essenciais, como inclusão social, fortalecimento da cidadania e empoderamento da juventude.
Essa presença do Governo do Estado em cada comunidade vem ganhando abrangência graças a um trabalho técnico e estratégico, que tem possibilitado o fomento de políticas municipalistas e a interiorização de investimentos para promover desenvolvimento regional.
De acordo com o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, o principal foco do trabalho desenvolvido pela pasta, durante o último ano, foi justamente aprimorar as relações com as 75 prefeituras do estado e, com isso, propiciar acompanhamento e suporte aos municípios e parlamentares nos trâmites de emendas; no andamento de projetos, obras e programas, para que, dessa forma, melhorias possam chegar à ponta e atender a todos os sergipanos.
“Além disso, o governador Fábio Mitidieri também tem dado uma atenção especial à questão da infraestrutura, priorizando a realização de obras importantes por todo o estado, avançando em programas para potencializar o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas em cada cidade, como é o exemplo do Acelera Sergipe”, frisa o secretário Jorginho Araujo.
Governo itinerante
Uma das iniciativas de sucesso que tem permitido uma maior aproximação entre o governo e as comunidades é a realização do programa ‘Sergipe é aqui’. Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Seec), o governo itinerante, lançado em fevereiro de 2023, já percorreu 37 municípios e ofertou mais de 180 mil atendimentos por onde passou. Apenas em 2024, 19 cidades foram beneficiadas com os 170 serviços disponibilizados em cada edição. O principal objetivo do programa é intensificar em cada cidade do interior, por meio de uma estrutura itinerante com carretas e estandes, serviços essenciais que já são fornecidos nas secretarias e órgãos parceiros do governo.
Segundo o secretário Executivo da Casa Civil e coordenador do programa, André Clementino, a união entre os órgãos de governo e as prefeituras, em cada edição do ‘Sergipe é aqui’, também faz com que os servidores se unam e forneçam um atendimento mais qualificado e humanizado. Durante a passagem do programa, são ofertados serviços como emissão de documentos, a exemplo do RG, CPF e da segunda via de CNH; consultas médicas e realização de exames laboratoriais; doação de sangue; vacinação; economia solidária; Castramóvel; negociação de dívidas diretamente com o Procon e com órgãos prestadores de serviços, como a Deso e a Energisa, entre outros.
Da região do baixo São Francisco ao Centro-Sul do estado, do sertão ao litoral, pessoas puderam usufruir dos serviços com comodidade, economia e agilidade. Como foi o exemplo da sergipana Caiçara Lânia, de 50 anos, que esteve na 18ª edição do ‘Sergipe é aqui’, em Laranjeiras, para realizar exames de saúde, como o de lâmina e o transvaginal. Oito meses depois, ela voltou em mais uma edição do programa, dessa vez em Divina Pastora, cidade localizada a apenas 20 km de casa.
“Lá em Laranjeiras, além de fazer o RG, aproveitei para fazer também alguns exames de saúde, e a partir dos resultados que saíram descobri que precisava fazer uma cirurgia. Inclusive, já fiz a cirurgia e está tudo bem com a minha saúde, depois das consultas que realizei pelo programa, graças a Deus”, disse ela. Caiçara, assim como outras milhares de pessoas, realizou exames de forma gratuita e com baixo deslocamento, o que fez com que não precisasse ir até a capital.
O grande leque de serviços disponibilizados pelo ‘Sergipe é aqui’ é um dos principais diferenciais que destacam o programa. Deysilanne Carmo, durante a 30ª edição do programa, em Umbaúba, foi até o Hemose para fazer o cadastro no banco de medula óssea.
“Sou portadora de febre reumática e sempre me falaram, de forma leiga, que eu não poderia ser doadora de medula e foi algo que eu sempre quis. Quando cheguei aqui, descobri que poderia, sim, ser uma possível doadora e estou muito feliz com a ideia de poder ajudar outras pessoas”, disse Deysilanne, mostrando como o programa muda realidades, pensamentos e pode salvar vidas, através da conexão de pessoas.
Juventude sergipana
Cuidar e proporcionar protagonismo às próximas gerações de sergipanos também tem sido uma das prioridades do Governo de Sergipe. Através da idealização e implementação de projetos e políticas públicas voltadas aos jovens do estado, a Superintendência Especial da Juventude (Superjuv), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil, tem atuado para compreender a realidade e as necessidades da juventude sergipana nos 75 municípios.
O Juventude 360°, o Festival da Juventude, o Festival Internacional de Graffiti Agora é Avera, e um mês dedicado à conscientização do Setembro Amarelo, foram algumas das ações realizadas pela pasta durante este último ano. O destaque da Superjuv foi a ampliação das emissões da Identidade Jovem (IDJovem), documento que é de direito para jovens entre 15 e 29 anos, que oferta benefícios em todo o país, a exemplo da meia entrada em cinemas, teatros e shows; duas vagas gratuitas em viagens interestaduais, além de mais duas com 50% de desconto.
O estudante Felipe Soares foi um dos jovens sergipanos que aproveitou os benefícios em viagens a Minas Gerais, pagando somente a taxa mínima da rodoviária. “Viajar com o IDJovem foi e continua sendo uma experiência muito boa, porque me permite viajar para lugares e conhecer estados que eu possivelmente nunca teria oportunidade se não fosse pelo auxílio”, destacou ele.
Emendas parlamentares
Outra importante atribuição da Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc) é gerenciar a tramitação de recursos previstos em emendas parlamentares estaduais e federais, acompanhando o processo de formalização dos termos de convênio e intermediando a efetivação das destinações com os municípios ou entidades do terceiro setor. Somente em 2024, o orçamento destinado para emendas impositivas estaduais foi de R$57.960.000,00. Deste recurso, pelo menos 50% foi destinado à área da saúde.
“Gerenciar de forma eficaz esses recursos é essencial para garantir que os benefícios cheguem à população, especialmente em áreas como saúde, educação e infraestrutura. A destinação de 50% do total das emendas para a área da saúde, em 2024, reflete como parlamentares e o próprio governo estão afinados em relação às prioridades para aplicação de recursos”, conclui Jorginho Araujo.