7999164535

NO AR

FM Cidadania

fmcidadania.com.br

ARTE E CULTURA

Rosas de Ouro é campeã do carnaval de SP após 15 anos

Quinze anos de espera e muita emoção

Publicada em 04/03/25 às 18:47h - 2 visualizações

por FM Cidadania


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: FM Cidadania)

Por Redação g1 SP — São Paulo

 

Comemoração entre integrantes da campeã Rosas de Ouro — Foto: Luiz Franco/g1

Comemoração entre integrantes da campeã Rosas de Ouro — Foto: Luiz Franco/g1

A Rosas de Ouro sagrou-se campeã do Carnaval de São Paulo nesta terça-feira (4), garantindo a vitória na última nota divulgada, após uma apuração tensa no Sambódromo do Anhembi.

O título marca o fim de um jejum de 15 anos para a agremiação, que não vencia desde 2010. A escola foi a sexta a entrar na avenida na primeira noite de desfiles, na sexta-feira (28), na Zona Norte da capital paulista.

“Eu sabia que ia virar, porque foi uma grande virada. Nós fomos com tudo, quero agradecer a comunidade”, disse Angelina, presidente da Rosas.

O desfile abordou a história dos jogos ao longo dos séculos, destacando sua influência na humanidade. A apresentação começou com o dia amanhecendo.

"É com trabalho e persistência que a gente chega lá. Porque a Rosas de Ouro é uma grande escola de samba de São Paulo. Tradicionalíssima”, disse a presidente.

“A gente não pode esquecer da nossa ancestralidade. A Rosas de Ouro nasceu na Brasilândia. Eu nasci na Brasilândia, na estrada do Taboão e estou muito feliz. Agora é só festa. Até eu vou tomar chope, completou”

Ana Beatriz Godoi, rainha da Rosas de Ouro — Foto: Wellington Moura  / Divulgação

Ana Beatriz Godoi, rainha da Rosas de Ouro — Foto: Wellington Moura / Divulgação

--:--/--:--

Rosas de Ouro - Grupo Especial (SP) - Íntegra do desfile de 28/02/2025

--:--/--:--

Torcida da Rosas de Ouro comemora título no carnaval 2025

Atriz Julia Foti desfila pelo Rosas de Ouro em São Paulo — Foto: Leo Franco e Natália Rampinelli/AgNews

Atriz Julia Foti desfila pelo Rosas de Ouro em São Paulo — Foto: Leo Franco e Natália Rampinelli/AgNews

Apuração

A leitura das pontuações atribuídas pelos jurados foi acompanhada apenas por diretores das escolas, convidados e profissionais da imprensa.

Durante a apuração, as notas foram lidas por quesito e a menor delas foi descartada. Ao final, as quantias foram somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais foram rebaixadas, disputando o carnaval 2026 no Grupo de Acesso I.

As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate a ser aplicado. Neste ano, "Evolução" será o critério de desempate utilizado para definir as campeãs e "Enredo" será o primeiro quesito a ser lido.

Veja como foi a ordem de leitura das notas dos nove quesitos, definida no sorteio:

  • Enredo
  • Bateria
  • Samba enredo
  • Mestre-sala e porta-bandeira
  • Comissão de frente
  • Harmonia
  • Alegoria
  • Fantasia
  • Evolução

Como os jurados atribuem as notas

No momento em que pisam na avenida, as escolas começam o desfile com nota 10 em todas as categorias. A partir daí, os 36 jurados do grupo Especial - quatro de cada categoria - recebem um manual e, a cada décimo tirado, devem justificar com base no documento.

Além disso, os julgadores recebem uma pasta com o que foi planejado pela escola para comparar com o que foi apresentado durante o desfile.

No sábado, segunda noite de desfiles, a Liga trocou uma jurada, que se sentiu mal e pediu para ser substituída. Julia Lelli julgou normalmente na sexta e foi substituída por Luciana Miranda Marchini no sábado.

Entenda os quesitos avaliados pelo júri

Evolução: Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.

Comissão de Frente: A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia e observam se a comissão de frente atende à exigência de no mínimo seis componentes e, no máximo, 15.

Fantasia: Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento. Os itens apresentados no desfile devem corresponder ao apresentado anteriormente em desenhos pela escola.

Enredo: Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.

Samba-enredo: O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.

Bateria: Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado. Também é considerada a "ousadia na performance musical", com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.

Alegoria: Julga os carros alegóricos - a beleza e a relação com o enredo. As escolas de samba são obrigadas a desfilar com cinco alegorias.

Mestre-sala e porta-bandeira: Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.

Harmonia: Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

wtsap +55 7999916-4535

79999164535

Visitas: 9619
Usuários Online: 24
Copyright (c) 2025 - FM Cidadania - radio da democracia
Converse conosco pelo Whatsapp!