7999164535

NO AR

FM Cidadania

fmcidadania.com.br

COMIDA

MARISQUEIRA AINDA NÃO TÊM LOCAL DEFINITIVO PARA TRABALHAR E SAIR DA SUJEIRA QUE COLOCA SAÚDE DO CONSUMIDOR EM PERIGO

ABANDONO DADO PELO PODER PÚBLICO COLOCA EM RISCA A VIDA DOS CONSUMIDORES

Publicada em 05/02/25 às 08:20h - 1 visualizações

por FM Cidadania


Compartilhe
 

Link da Notícia:

ANES DE CHEGAR A MESA, O CAMARÃO NOSSO DE TODO DIA PODE ATÉ SER LAVADA COM ÁGUA CONTAMINADA POR ESGOTO  (Foto: FM Cidadania)

Por g1 SE

 

Espaço provisório para marisqueiras e pescadores que trabalham em galpão insalubre começa a ser montado em Aracaju — Foto: Anderson Barbosa/TV Sergipe

Espaço provisório para marisqueiras e pescadores que trabalham em galpão insalubre começa a ser montado em Aracaju — Foto: Anderson Barbosa/TV Sergipe

Um espaço provisório para marisqueiras e pescadores começa a ser montado, nesta terça-feira (4), pela prefeitura de Aracaju, próximo ao estacionamento do Mercado Municipal. A área abrigará os trabalhadores que, atualmente, estão em um galpão improvisado no Terminal Pesqueiro da capital.

De acordo com a prefeitura, a expectativa é a montagem dure cerca de 48 horas. Logo depois, em torno de mais 48h, os trabalhadores comecem a ser realocados. “Com essas alterações, os trabalhadores terão um espaço mais estruturado para comercializar os pescados e os clientes poderão escolher os produtos em um ambiente mais higiênico e seguro”, disse o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bertulino Menezes.

Para os trabalhadores, a mudança não será vantajosa. "Não vai mudar em nada, não teve nenhum projeto de melhoria apresentado a gente. Se querem que algo mude, sentem com a gente", reclamou Patrícia Scarlet.

Galpão insalubre onde trabalhadores estão alocados atualmente — Foto: TV Sergipe

Galpão insalubre onde trabalhadores estão alocados atualmente — Foto: TV Sergipe

A medida foi tomada após a Justiça do Trabalho condenar o estado, a União e o município de Aracaju pelas condições precárias do local. Segundo a prefeitura, as medidas são provisórias e fazem parte de um plano de transição até que o problema seja resolvido de forma definitiva.

A ação pede que os réus disponibilizem instalações sanitárias em boas condições de higiene, separadas por sexo, contendo material para lavagem e secagem das mãos, alojamento com instalações físicas seguras, local para refeições com equipamentos para conservação e aquecimento de alimentos, entre outras determinações que garantam a segurança dos trabalhadores. Além disso, a decisão prevê que sejam instalados recipientes para o armazenamento adequado dos resíduos sólidos gerados no terminal pesqueiro, para posterior coleta pelo serviço público municipal.

00:00/05:54

Espaço provisório para marisqueiras e pescadores começa a ser montado em Aracaju

Terminal pesqueiro

Os trabalhadores deveriam estar no Terminal Pesqueiro, que começou a ser construído em 2015. A obra tinha previsão de término em um ano, mas em 2017 foi paralisada por falta de repasses. As obras se arrastaram e, somente em 2020, foi feita a licitação para concessão do estado a uma empresa terceirizada, mas deu ‘deserta’, ou seja nenhuma empresa se interessou pelo espaço. Em março do ano passado, um novo edital foi publicado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

wtsap +55 7999916-4535

79999164535

Visitas: 5754
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2025 - FM Cidadania - radio da democracia
Converse conosco pelo Whatsapp!