7999164535

NO AR

FM Cidadania

fmcidadania.com.br

EDUCAÇÃO

MPF recomenda suspensão de nomeações de professores de arquitetura e urbanismo do IFS por irregularidades em concurso

O IFS e o Instituto Verbena têm 15 dias para informar se acatam ou não a recomendação.

Publicada em 21/02/25 às 08:33h - 9 visualizações

por FM Cidadania


Compartilhe
 

Link da Notícia:

IFS TEM PROFESSORES DE EXCELÊNCIA  (Foto: FM Cidadania)

Por g1 SE

 

IFS retoma atividades presenciais  — Foto: IFS

IFS retoma atividades presenciais — Foto: IFS

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto Federal de Sergipe (IFS) que suspenda, futuras nomeações para os cargos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico na área de arquitetura e urbanismo, aprovados em concurso público realizado no ano passado. O certame foi organizado pelo Instituto Verbena, ligado à Universidade Federal de Goiás (UFG).

O MPF informou que houve irregularidades durante a fase de recursos. Os candidatos apontaram que não tiveram acesso, dentro do prazo recursal contra o resultado preliminar, à gravação em áudio e vídeo da prova de desempenho didático. Além disso, a banca examinadora teria utilizado uma fundamentação genérica e idêntica ao julgar os recursos.

A medida partiu da representação de um candidato que alegou irregularidade na condução do teste de desempenho didático. Ele teria recebido a gravação do teste após 13 dias de sua solicitação, o que inviabilizou a interposição de recurso no prazo previsto em edital. O atraso na entrega da gravação teria ocorrido com outros dois candidatos.

De acordo com o procurador da República responsável pelo caso, Victor Lins, além de violar o direito fundamental ao contraditório e à ampla defesa previsto na Constituição, a banca violou o princípio da motivação, ao dar respostas genéricas e idênticas aos candidatos.

Apesar dessas questões, o Verbena seguiu com o concurso até a sua finalização, em outubro do ano passado, sendo homologado pelo IFS no início de dezembro daquele ano. Desde então, duas pessoas tomaram posse e estão trabalhando.

Diante das irregularidades, o MPF recomendou ao IFS: suspender futuras nomeações; anular os atos administrativos após o resultado preliminar da prova didática; disponibilizar as gravações aos candidatos e reabrir o prazo recursal; Julgar os recursos de forma fundamentada e individualizada; publicar um novo resultado; Adotar novos atos administrativos para homologação do concurso; Avaliar a possível anulação das nomeações e posses já realizadas.

Ainda segundo o MPF, o IFS e o Instituto Verbena têm 15 dias para informar se acatam ou não a recomendação.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

wtsap +55 7999916-4535

79999164535

Visitas: 9608
Usuários Online: 18
Copyright (c) 2025 - FM Cidadania - radio da democracia
Converse conosco pelo Whatsapp!