A prefeita Emília Corrêa (PL) e o vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania) foram empossados durante cerimônia realizada, no final tarde desta quinta-feira (1º), no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Emília teve 165.924 (57,46%) dos votos válidos e se tornou a primeira mulher eleita para o cargo na capital. Mais cedo, os vereadores também foram empossados.
A solenidade contou autoridades e familiares dos eleitos. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) não compareceu ao ato e foi representado pelo procurador-geral do município, Sidney Amaral Cardoso.
Em seu discurso a prefeita, falou sobre a importância da representatividade de ser a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita e relembrou a sua trajetória profissional que a conduziu até a política.
“Com as bençãos de Deus, assumo o compromisso de cuidar das pessoas que aqui moram e necessitam dos serviços públicos da prefeitura", disse.
Cerimônia de posse de Emília Corrêa — Foto: Carla Suzane/TV Sergipe
Após a solenidade, a prefeita e o vice realizaram a revista da tropa da polícia municipal, na área externa do teatro. Emília Corrêa vai dar sequência a agenda de posse, na manhã desta quinta-feira, com o plantio de 30 mudas no Parque Augusto Franco. Em seguida, ela vai acompanhar a posse dos 16 secretários. No sábado, a prefeita vai participar de uma missa e de um culto na capital.
O que faz um prefeito
Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.
Perfil
Natural de Lagarto, Emília Corrêa tem 62 anos, é advogada, defensora pública aposentada e comunicadora de rádio e TV.
Foi corregedora-geral e secretária-geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, presidente do Tribunal de Ética e conselheira da Ordem dos Advogados (OAB/SE). Também foi professora de Direito Constitucional na Universidade Tiradentes.
Emília Corrêa (PL) — Foto: Gilton Rosas
Na política, participou da primeira campanha eleitoral em 2012, quando ficou como suplente na Câmara Municipal de Aracaju e assumiu o mandato entre março de 2013 e abril de 2014. Quatro anos mais tarde, em 2016, foi eleita vereadora e reeleita em 2020.
Emília já passou pelos partidos Democratas, atualmente União Brasil, e Patriota, atual PRD. No início do mês de abril do ano passado, deixou o PRD e se filiou ao PL, onde se elegeu.
O vice-prefeito, Ricardo Marques é jornalista, já exerceu as funções de apresentador e diretor de jornalismo. É pós-graduado em Comunicação e Marketing. Em 2020, ele entrou na política e estava no primeiro mandato de vereador da capital sergipana. Além de vice, ele também vai comandar a Secretaria Municipal de Comunicação de Aracaju. Confira a lista dos secretários que vão compor a gestão.
Propostas para administrar Aracaju
Aracaju vista do alto — Foto: Marcílio Nocrato/TV Sergipe/Arquivo
Entre os objetivos que Emília pretende alcançar durante a gestão, estão:
- Zerar a fila de espera ao acesso às creches;
- Climatizar as salas de aula das escolas municipais;
- Implementar e fortalecer farmácias populares nas UBSs, garantindo a distribuição gratuita de medicamentos essenciais e insumos básicos;
- Criar o Hospital Municipal Veterinário;
- Implantar o Programa Centro Seguro, através de videomonitoramento e patrulhamento do centro comercial 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.
Em entrevista à TV Sergipe durante a campanha ela também falou da revitalização do Centro e sobre a regularização do trabalho de taxistas e motoristas por aplicativo. [Confira o plano de governo completo].