7999164535

NO AR

FM Cidadania

fmcidadania.com.br

SAÚDE

DENGUE PODE MATAR. VAMOS NOS VACINAR

VAMOS TODOS CONTRA O MOSQUITINHO

Publicada em 27/03/25 às 08:45h - 8 visualizações

por FM Cidadania


Compartilhe
 

Link da Notícia:

UMA DORZINHA E A VIDA CONTINUA  (Foto: FM Cidadania)

Imunizante indicado para adolescentes de 10 a 14 anos está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda está realizando uma busca ativa de quase 1,5 mil adolescentes que já podem tomar a segunda dose da vacina contra a dengue, e que não retornaram às unidades básicas de saúde no prazo de três meses após a primeira dose. A vacina segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) do município.

O imunizante contra a dengue – arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti – foi incorporado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 2024 para adolescentes de 10 a 14 anos. Em Volta Redonda, segundo dados da SMS, 2.139 adolescentes receberam a primeira dose, mas apenas 653 completaram o esquema vacinal com a segunda dose.

Com isso, a equipe da Atenção Primária à Saúde iniciou uma convocação aos pais e responsáveis para que atualizem a caderneta de vacinação dos adolescentes. Nesta terça-feira, 25, três adolescentes da mesma família compareceram à UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Conforto.

As irmãs Bárbara, Marcelly e Beatriz de Sousa, com idades entre 11 e 14 anos, foram à unidade acompanhadas da mãe, Stefane de Sousa do Nascimento, e tomaram a segunda dose, concluindo o esquema vacinal.

“Essa vacina é importante para prevenir as crianças contra os tipos de dengue que existem. É bom a gente se prevenir e proteger nossos filhos. Nenhuma delas nunca teve dengue, e eu também não”, disse a mãe.

Bárbara e Marcelly aproveitaram para convocar os colegas na faixa etária de 10 a 14 anos a se vacinarem. “Se você está com a segunda dose da vacina contra a dengue em atraso, procure o posto de saúde mais próximo de casa e atualize a caderneta de vacinação”, destacaram as irmãs.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SMS, Vanessa Huguenin, ressaltou que a secretaria está intensificando as estratégias de busca ativa, mobilizando as famílias para que levem seus filhos para completar o esquema vacinal.

“As vacinas são uma conquista da humanidade e da ciência. Quem está com a situação vacinal desatualizada pode colocar em risco não apenas a própria saúde, mas a de outras pessoas, pois pode se tornar um transmissor de doenças e ficar vulnerável às formas graves delas. É importante ressaltar que as vacinas preconizadas pelo calendário de imunização são disponibilizadas gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Não deixe de se vacinar. Vacinar é cuidado, vacinar é amor”, disse.

Vanessa destacou ainda que, além de completar o esquema vacinal, é necessário ficar atento às doses de reforço. “Se você estiver com seu esquema vacinal incompleto, significa que não está totalmente imunizado. Há vacinas que exigem doses de reforço, às vezes anuais, e é preciso tomá-las porque são atualizadas devido ao surgimento de novas cepas. Portanto, é fundamental completar o esquema com quantas doses forem necessárias e, mesmo com ele completo, fazer os reforços quando solicitados pelo Ministério da Saúde”, finalizou a coordenadora.


Por g1 SE

 

Proteja-se contra o Aedes aegypti e evite doenças graves — Foto: Banco de imagens

Proteja-se contra o Aedes aegypti e evite doenças graves — Foto: Banco de imagens

Sergipe tem três municípios com alto índice de infestação do Aedes aegypti, de acordo com dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) divulgados nesta quarta-feira (26).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os municípios são: Salgado (4,9), Simão Dias (4,8) e Tomar do Geru (5,6). Outros 53 municípios apresentaram médio risco para infestação.

O estudo, que mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas, apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.

Combate ao mosquito

A SES orienta que a população deve continuar adotando as medidas preventivas de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Aedes aegypti utiliza todo tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. Por isso é necessário que as pessoas se conscientizem para o combate eficaz contra o vetor, olhando os vasos de plantas com acúmulo de água, reservatórios e pneus.

Além disso, é disponibilizado o carro fumacê como medida complementar ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, em sua fase adulta.

Vacinação

vacina pode ser aplicada nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima. O público-alvo são crianças de 10 a 14 anos de idade.

O imunizante é quadrivalente e protege contra os quatros principais sorotipos virais que estão circulando no país. De acordo com dados da SES, as vacinas foram aplicadas em 88,88% do público-alvo, sendo que o esquema vacinal da dengue é feito em duas doses e o intervalo entre elas é de três meses.

Sintomas

Os infectados pelo mosquito podem apresentar febre, dor de cabeça e no corpo. Caso haja outros sintomas mais específicos, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para uma avaliação médica.

A população deve tomar cuidado com a automedicação, pois os anti-inflamatórios e os medicamentos que contêm ácido acetil salicílico são contraindicados em pessoas com dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

wtsap +55 7999916-4535

79999164535

Visitas: 9373
Usuários Online: 15
Copyright (c) 2025 - FM Cidadania - radio da democracia
Converse conosco pelo Whatsapp!