A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) reuniu nesta terça-feira, 17, o Grupo de Trabalho (GT) de Inovação do Governo do Estado com a finalidade de alinhar os passos para a construção da Agenda Estratégica de Inovação.
Esta etapa consistiu em consolidar as temáticas trabalhadas nos cinco seminários temáticos promovidos neste segundo semestre de 2024 e avaliar seus resultados, com foco em elaborar a proposta de agenda e apresentá-la no início de 2025.
“Muito em breve, esperamos poder apresentar à sociedade sergipana a Política Estadual de Inovação, para que a gente avance ainda mais no fomento, no incentivo e no estabelecimento de uma agenda que fortaleça a nossa indústria, as nossas startups e toda a nossa produção”, destacou Julio Filgueira, secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação do Governo de Sergipe.
Além do Governo do Estado, participaram da reunião do GT de Inovação atores da sociedade civil organizada, academia e sociedade empresarial. “A ideia é que essas reuniões tragam fatos e subsídios para que a agenda seja construída com a validação da Seplan e aprovada pelo governador, para que possamos iniciar as ações voltadas para a inovação em todo o estado, interiorizando a inovação em Sergipe”, detalhou o subsecretário de Transformação Digital e Inovação da Seplan, Walter Andrade.
Agenda de Inovação
A construção da Agenda Estratégica de Inovação começou em julho deste ano, com a realização do Seminário de Inovação de Sergipe, que trouxe a assinatura do novo marco legal da Inovação e a necessidade da Seplan, enquanto órgão central de Inovação, elaborar essa agenda de ações e investimentos em parceria com os principais atores desta temática no estado.
Este seminário foi desmembrado em mais cinco seminários temáticos menores, que trouxeram ao longo dos últimos meses as temáticas de reindustrialização e educação para a Inovação; inovação nas empresas e novos negócios; compras públicas de inovação; governança do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação; transformação digital do estado e municípios; tecnologia em saúde; e desenvolvimento rural.