Sergipe teve o 3º melhor turismo do Brasil em 2024. A constatação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE ), que realizou um estudo, no qual foram concluídos resultados importantes para a economia sergipana, com o posicionamento do estado no turismo nacional. A excelente notícia, compartilhada e analisada pelo Núcleo de Comunicação e Inteligência da Fecomércio/SE, reflete os frutos das inúmeras ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), na promoção do destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do país ao longo dos últimos dois anos.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta que o resultado apontado pela pesquisa é, sem dúvida, fruto do trabalho intenso e constante desenvolvido pela atual gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), na promoção do destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do país. “Nunca se viu tantos turistas no estado como nos últimos dois anos, período da gestão de Fábio Mitidieri, que enxerga no setor um alavancador da economia, por meio da geração de empregos e renda”, afirma o secretário. “Agradecemos à Fecomércio/SE pela parceria e por buscar e divulgar esses dados tão relevantes para o entendimento de como nosso turismo está evoluindo”, acrescenta.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, comemorou os resultados apresentados e está animado para que o número final do ano seja ainda maior, mostrando que Sergipe tem um grande poder de crescimento no cenário nacional do turismo. “Temos esse estudo em parceria entre os Conselhos de Turismo da Fecomércio São Paulo e o de Sergipe, e essas informações compartilhadas servem para que possamos estudar com detalhes a movimentação das nossas atividades relacionadas ao turismo, que têm sido muito impactadas positivamente. Já estamos em forte crescimento há um ano, diante da variação anual passada. Ou seja, 12 meses em que o turismo está cada vez mais forte. E não é só isso. Somos o terceiro estado que mais cresce no turismo em todo o país, e esse é um fator que mostra estarmos no caminho certo. Além disso, temos que considerar o aumento no turismo de eventos, com as ações que têm sido feitas para captar grandes movimentos corporativos, o que ocupa nosso Centro de Convenções, por exemplo, e leva por consequência ao aumento da ocupação de nossa rede hoteleira”, destaca Marcos Andrade.
Análise dos dados
O estudo da Fecomércio/SE, em parceria com a Fecomércio/SP , apontou que, até novembro do ano passado, o turismo sergipano cresceu 9%, no acumulado do ano, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Bahia. Esse percentual de crescimento é quase o dobro da média nacional, já que o Brasil obteve 4,6% de elevação no faturamento dos empreendimentos de turismo.
Somente na variação mensal de novembro do ano passado, Sergipe aumentou a participação de recursos circulantes na atividade do turismo, em 9,7% diante de novembro de 2023. Foram mais de R$ 57,3 milhões investidos pelas pessoas nos empreendimentos de turismo do estado. Ressalte-se, ainda, que, segundo dados do estudo realizado pela entidade paulista, a movimentação econômica das atividades do turismo, entre janeiro e novembro de 2024, deixaram R$ 560 milhões em Sergipe.
Esmiuçando-se os dados econômicos do estudo, tem-se o que seguinte: a hotelaria registrou aumento de 35,38% no movimento; crescimento de 26,65% nas contratações das locadoras de veículos; incremento de 22,90% no artesanato local; evolução de 25,55% no comércio de alimentos; e aumento de 20,81% na movimentação de vendas nas lojas. E até mesmo os vendedores ambulantes viram um aumento de 8,85% nas vendas.