Na manhã desta sexta-feira, 13, a Fundação Renascer promoveu o I Seminário de Educação no Contexto da Socioeducação, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Socioeducação (Gepes). O evento ocorreu na Universidade Tiradentes (Unit), reunindo especialistas e profissionais da área para debater os desafios e perspectivas da prática socioeducativa em Sergipe. O seminário contou com palestras e debates de renomados especialistas.
Entre os destaques, esteve presente a pesquisadora e especialista em direitos humanos e políticas públicas infantojuvenis Irandi Pereira, que possui experiência no atendimento socioeducativo e na elaboração de planos decenais dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Ela abordou a importância da educação integrada aos direitos humanos como instrumento de transformação na vida dos adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O seminário também contou com uma mesa redonda composta pelo professor Paulo Félix, pelo psicólogo da Fundação Renascer, Frederico Dantas, pela professora Samily Regina e pela coordenadora pedagógica da Fundação Renascer, Viviane Dantas, que discutiram os principais desafios e estratégias para melhorar a prática da socioeducação no estado.
Segundo a coordenadora pedagógica da Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Internação Provisória Masculina (Caseip), Viviane Dantas, o evento visa refletir sobre a integração da educação com a socioeducação. “Temos que abordar desafios e estratégias para ajudar adolescentes em internação a direcionarem seus projetos de vida com base nos direitos humanos e na perspectiva pedagógica. Reforçamos também a importância da política do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) como norteadora para práticas eficazes na ressocialização de jovens em conflito com a lei”, disse.
O psicólogo da Fundação Renascer, Frederico Dantas, enfatizou o papel do seminário como espaço de diálogo e troca de conhecimentos. “Este evento é uma oportunidade valiosa para criarmos um espaço de reflexão, produção de ciência e compartilhamento de boas práticas no sistema socioeducativo”, afirmou.